Select Your Region
Global

Informações da Doença Câncer Cervical
O que é câncer cervical ?

A cérvix é uma pequena passagem entre o útero da mulher e a vagina. O câncer cervical é um câncer iniciado nas células da cérvix.

O câncer cervical é um dos cânceres mais comuns em mulheres, com cerca de 570.000 mulheres sendo diagnosticadas mundialmente em 2018. Ele afeta principalmente mulheres entre os 30 e 45 anos de idade sexualmente ativas.

 

Quais são os fatores de risco para câncer cervical?

Quase todos os cânceres cervicais são causados por um vírus denominado papilomavírus humano (HPV), que é passado de pessoa para pessoa pelo contato pele com pele na área genital. Portanto, pessoas sexualmente ativas são mais predispostas a contrair o vírus. O HPV é um vírus muito comum, porém há algumas cepas do vírus (denominadas "alto risco") mais perigosas que outras (denominadas "baixo risco"). A maior parte das infecções por HPV não resultará em câncer cervical, uma vez que o sistema imune do organismo geralmente combate e elimina o vírus. Contudo, infecções persistentes por HPV de alto risco podem causar alterações nas células da cérvix, que com o tempo podem se desenvolver em câncer. O teste regular permite que o vírus de HPV seja detectado e tratado antes que se desenvolva em câncer cervical. Há dois testes que podem detectar HPV:

  • Triagens cervicais (também conhecidas como testes de esfregaço ou Papanicolaou) – células da cérvix são verificadas quanto a anormalidades causadas pelo vírus HPV.
  • Teste de HPV – as células da cérvix são testadas quanto ao vírus HPV.

Também há uma vacina contra HPV que objetiva fazer com que as pessoas não contraiam o vírus HPV. A vacina contra HPV pode ser administrada a mulheres e homens de qualquer idade, porém é mais comumente recomendada para meninas adolescentes e mulheres jovens. Isso, porque ela atua melhor antes que uma pessoa entre em contato com o HPV, o que geralmente ocorre por meio de contato sexual.

Embora a vacina proteja contra a maior parte dos tipos de HPV causadores de câncer, ela não é 100% eficaz, de modo que as pessoas que receberam a vacina ainda deverão realizar triagem cervical.

Apesar de quase todos os cânceres cervicais serem causados por HPV, há alguns fatores conhecidos por aumentar a chance de que uma pessoa desenvolva essa doença, denominados "fatores de risco". Apresentar um fator de risco não significa que você definitivamente contrairá a doença. Alguns fatores de risco para câncer cervical são:

  • Não realizar triagem cervical regular e/ou teste de HPV
  • Ser sexualmente ativo desde muito jovem
  • Ter filhos quando jovem
  • Ter muitos filhos
  • Ter um número elevado de parceiros sexuais
  • Tabagismo
  • Ter um sistema imune enfraquecido
  • Sua mãe ter sido tratada com uma droga denominada dietilestilbestrol (DES) quando estava grávida de você (essa droga foi administrada a mulheres apenas entre 1938 e 1971).

 

Como o risco de ter câncer cervical pode ser reduzido?

Há determinadas coisas que você pode fazer para reduzir a chance de ter câncer cervical:

  • Receber a vacina contra HPV
  • Realizar triagens cervicais
  • Praticar sexo seguro
  • Não fumar.


Quais são os sintomas de câncer cervical?

Mulheres com células cervicais incomuns nem sempre apresentam sintomas, e por isso a realização regular de triagens cervicais e/ou teste de HPV é tão importante. Alguns sintomas que podem ocorrer incluem:

  • Sangramento incomum – como sangramento entre menstruações ou sangramento durante ou após o sexo
  • Sangramento após entrar em menopausa
  • Secreção vaginal incomum
  • Dor ou desconforto durante o sexo
  • Lombalgia.

Alguns outros sintomas que podem ocorrer no câncer cervical mais avançado são:

  • Necessidade mais frequente de ir ao banheiro
  • Sangue na urina
  • Sangramento retal (ânus)
  • Diarreia
  • Não conseguir controlar a bexiga
  • Inchaço em uma perna.

 Como o câncer cervical é diagnosticado?

Caso seu médico acredite que você possa ter câncer cervical, ele a encaminhará para alguns testes. Eles poderão incluir:

  • Colposcopia – um médico ou um enfermeiro verificará sua cérvix em detalhe com uso de uma lupa e obterá amostras (biópsias) de quaisquer áreas que pareçam estar anormais.
  • Biópsia em cone – uma pequena cirurgia para retirada de um fragmento de tecido em cone de sua cérvix para testar quanto a células cancerosas.

Após a confirmação de seu diagnóstico, testes adicionais serão realizados para ajudar os médicos a compreender o tipo, o estágio e o grau de seu câncer cervical (informações adicionais sobre estes podem ser encontradas abaixo). Os testes poderão incluir um exame pélvico (um médico examinará todos os órgãos em sua pélvis com você anestesiada), exames (RMN ou TC), exames de sangue ou radiografias.

 

Quais são os tipos de câncer cervical?

Há 2 tipos principais de câncer cervical:

  • Espinocelular – cerca de 80 entre 100 pessoas com câncer cervical têm o tipo espinocelular. Este se inicia nas células da superfície no final da cérvix (ligada à vagina).
  • Adenocarcinoma – cerca de 15 a 20 entre 100 pessoas com câncer cervical têm o tipo adenocarcinoma. Este se inicia nas células mais profundas no interior da cérvix, na passagem entre o útero e a vagina.

 

Quais são os estágios do câncer cervical?

O estágio de seu câncer cervical descreve onde o câncer está e quanto se espalhou pelos tecidos adjacentes e/ou pelo corpo.

  • Estágio 1 – o câncer está apenas na cérvix e não se espalhou.
  • Estágio 2 – o câncer está na cérvix e se espalhou na área pélvica ao redor da cérvix e/ou no topo da vagina.
  • Estágio 3 – o câncer se espalhou em toda a pélvis na parte inferior da vagina ou nos tubos que ligam a bexiga aos rins.
  • Estágio 4 – o câncer se espalhou por fora da pélvis atingindo órgãos adjacentes, como a bexiga ou reto (ânus), ou órgãos mais distantes, como os pulmões.

Quais são os graus de câncer cervical?

O grau de seu câncer cervical descreve a velocidade com que ele provavelmente crescerá e se espalhará pelo corpo.

  • Grau 1 – as células de câncer parecem semelhantes às células normais e são menos predispostas a se espalhar e a retornar após tratamento.
  • Grau 2 – as células de câncer parecem diferentes das células normais e são mais predispostas a se espalhar e a retornar após tratamento.
  • Grau 3 – as células de câncer parecem muito diferentes das células normais e são as mais predispostas a se espalhar e a retornar após tratamento.

 

Quais opções de tratamento estão disponíveis para o câncer cervical?

Os tratamentos mais comuns para câncer cervical são cirurgia (para retirar a maior parte possível do câncer), radioterapia e quimioterapia (para matar as células de câncer). O tratamento variará com base no tipo, estágio e grau de seu câncer cervical e dependerá do que está aprovado em seu país. Caso seu câncer esteja apenas na cérvix, você provavelmente será tratada com radioterapia e/ou cirurgia. Caso seu câncer tenha se espalhado pela pélvis ou por outros órgãos, você provavelmente será tratada com radioterapia e/ou quimioterapia.

 

Cirurgia

Caso seja submetida à cirurgia, os cirurgiões tentarão remover a maior parte do câncer possível das áreas afetadas.  Seu médico poderá recomendar um procedimento denominado histerectomia, que poderá envolver a retirada de algum ou parte dos órgãos reprodutores, incluindo a cérvix, o útero, as trompas de Falópio e os ovários, para fornecer a você o melhor resultado possível e reduzir a possibilidade de que seu câncer retorne após tratamento. Caso apresente câncer cervical em estado muito precoce, você poderá ser submetida a uma cirurgia mínima que ainda lhe permitirá engravidar.

 

Radioterapia

Caso receba radioterapia, você poderá receber radioterapia externa (administrada de fora do corpo) e/ou radioterapia interna (administrada de dentro do corpo).

  • Radioterapia externa – Este tratamento é administrado mirando os raios-X no câncer de fora de seu corpo. Você deverá comparecer ao seu hospital local para tratamento 5 dias por semana por algumas semanas, porém cada tratamento geralmente dura apenas alguns minutos. O momento exato de suas visitas será decidido por seu médico.
  • Radioterapia interna – Este tratamento é administrado pela inserção de um dispositivo de radiação interna na extremidade ao topo da vagina, próximo à cérvix, antes de liberar radiação diretamente no tumor. O dispositivo será inserido sob anestesia (você estará dormindo ou adormecida da cintura para baixo). Você poderá receber vários tratamentos por 1–2 dias (o dispositivo poderá ser deixado dentro de você) ou você poderá receber vários tratamentos com alguns dias de intervalo (o dispositivo será removido ao final de cada tratamento). O momento exato de suas visitas será decidido por seu médico.

Quimioterapias são drogas que objetivam parar o crescimento das células cancerosas. Você poderá receber quimioterapia para câncer cervical em estágio posterior. Algumas vezes, a quimioterapia é administrada com radioterapia para ajudar a radioterapia a funcionar melhor. Isso é denominado quimiorradioterapia. A quimioterapia poderá ser administrada como uma mistura de drogas, uma vez que isso algumas vezes funciona melhor que um tipo de quimioterapia isoladamente. A quimioterapia é administrada como uma infusão em sua veia por algumas horas. Você deverá comparecer ao seu hospital ou clínica regularmente para receber tratamento quimioterápico, e o momento exato de suas visitas será decidido por seu médico.

 

Dependendo do tipo e estágio de seu câncer cervical e em que ponto do tratamento você está, você também poderá receber um dos tratamentos a seguir, dependendo do que está aprovado em seu país:

  • Terapia direcionada - Essas terapias conseguem se direcionar a alterações específicas no DNA da célula cancerosa que estão causando seu crescimento sem controle.
  • Imunoterapia - Essas terapias atuam reforçando o sistema imune do corpo para que ele possa funcionar melhor no reconhecimento e destruição das células cancerosas.

Há novos tratamentos em desenvolvimento para câncer cervical. Estudos clínicos investigam essas novas drogas e as comparam com as terapias atuais já disponíveis. Caso queira saber mais sobre estudos clínicos ou esteja interessada em participar de um estudo clínico, converse com seu médico ou visite a página de estudos clínicos na plataforma da Roche ForPatients (https://forpatients.roche.com/en/faq/what-is-a-clinical-trial.html).

 

Qual a perspectiva para uma pessoa com câncer cervical?

O futuro para o câncer cervical depende do tipo, estágio e grau do câncer quando é diagnosticado. Converse com seu médico sobre o futuro para seu câncer cervical.

Sobre Ensaios Clínicos

O que é um ensaio clinico? Por que devo considerar participar de um estudo clínico? E por que a Roche realiza estudos clínicos?

Descubra agora