Select Your Region
Global

O que é degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI?
A “degeneração macular relacionada à idade”, ou DMRI, é uma condição médica que causa embaçamento ou redução da visão central em um ou ambos os olhos. A DMRI é causada por danos na região posterior dos olhos (“atrás dos olhos”), em uma área chamada mácula. A mácula é formada por milhões de células sensíveis à luz que proporcionam à pessoa uma visão clara e central (quando se olha diretamente para determinado ponto), auxiliando com a visualização de pequenos detalhes.

Como a DMRI é diagnosticada?
Se uma pessoa desconfia que está com DMRI, seu oftalmologista examinará cuidadosamente os olhos para elaborar um diagnóstico e às vezes utilizará fotografia ou imagem da região posterior (detrás) dos olhos para procurar os sinais da doença.

Ao ser diagnosticado com DMRI seca, o paciente poderá ser encaminhado para um especialista de outro centro ou hospital para obter assistência adicional. Pessoas com DMRI seca geralmente devem passar por um exame regular para verificar se a condição está piorando. Às vezes, se a DMRI é grave, pode ser necessário que o paciente seja registrado como deficiente visual.

Considerando que a DMRI úmida pode se agravar com rapidez, os pacientes diagnosticados com a condição serão encaminhados para uma consulta imediata com um especialista em retina para exames ou tratamento adicionais, se necessário. Os exames podem incluir tomografia para obtenção de imagens transversais da retina (“tomografia de coerência óptica”) ou um exame em que se usa um corante para manchar os vasos sanguíneos da retina para verificar se estão vazando fluidos (“angiograma com fluoresceína”). Se a pessoa possui DMRI úmida, ela será encaminhada para tratamento imediatamente.

Quais são as opções de tratamento disponíveis para DMRI?
Atualmente, não há tratamentos disponíveis para DMRI seca. Há algumas evidências de que evitar o tabagismo, praticar exercícios regularmente, ingerir alimentos nutritivos e utilizar certos suplementos podem reduzir o risco de se desenvolver DMRI ou retardar sua evolução.

O principal tratamento para DMRI úmida é um tipo de medicamento denominado “inibidor de VEGF”. VEGF é uma proteína envolvida na produção de novos vasos sanguíneos e o tratamento com inibidores interrompe este processo. Na DMRI úmida, os inibidores de VEGF podem impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos, interrompendo danos adicionais à mácula e perda de visão. Os inibidores de VEGF utilizados no tratamento da DMRI úmida são administrados por injeções aplicadas nos olhos. Na maioria dos casos de DMRI úmida, o tratamento com inibidores de VEGF impede que a visão do paciente piore e impede que o paciente fique cego. Na maioria dos casos, os inibidores de VEGF podem melhorar a visão se o paciente for diagnosticado e tratado com antecedência. No entanto, os inibidores de VEGF não são capazes de reparar danos que já ocorreram.

Pesquisas atuais sobre a condição buscam encontrar tratamentos para a DMRI seca, bem como outras opções para a DMRI úmida.

Sobre Ensaios Clínicos

O que é um ensaio clinico? Por que devo considerar participar de um estudo clínico? E por que a Roche realiza estudos clínicos?

Descubra agora