Acute
A term used to describe something with a recent onset and a short duration that quickly gets worse. It can describe a disease, or patients’ symptoms and signs. The opposite of acute is chronic.
More infoDor aguda
Uma sensação desagradável de dor que surge rapidamente e dura pouco tempo. Pode acontecer após uma cirurgia ou trauma, ou outra condição de saúde, e muitas vezes age como um alerta para o corpo.
More infoAdenocarcinoma
A cancer that starts in cells of the body that produce fluids and lubricants, such as the gut.
More infoAdjuvant treatment
A treatment that is often given after surgery to kill any remaining cancer cells and lower the risk that the cancer will come back. Adjuvant treatment may include chemotherapy, radiotherapy, hormone treatment, targeted therapy, or biological therapy.
More infoAdvanced cancer
Cancer that may have begun to spread to surrounding tissues or lymph nodes and is normally larger in size than tumours in patients without advanced cancer. In some cases, advanced cancer also describes a tumour that has come back after being treated.
More infoDegeneração macular relacionada à idade
Uma condição médica que causa visão turva ou reduzida no centro de um ou ambos os olhos. É causada por danos a uma área da retina na parte posterior do olho chamada mácula
More infoAMD
Uma condição médica que causa visão turva ou reduzida no centro de um ou ambos os olhos. É causada por danos a uma área da retina na parte posterior do olho chamada mácula
More infoAmniocentese
Um teste feito durante a gravidez que tira uma pequena quantidade de fluido do útero para avaliar as condições do bebê em crescimento.
More infoAnemia
Uma condição em que uma pessoa tem uma quantidade reduzida de hemoglobina ou número de glóbulos vermelhos, que pode diminuir a capacidade de transportar oxigênio suficiente pelo corpo.
More infoAngiogênese
O crescimento dos vasos sanguíneos. A angiogênese tumoral é o crescimento de novos vasos sanguíneos que o câncer precisa para crescer.
More infoAnti-inflamatório
Um medicamento ou outro método usado para reduzir a inflamação. Por ex.vermelhidão, inchaço ou dor (inflamação).
More infoAnticorpos
Os anticorpos são criados por células do sistema imunológico e são transportados pelo corpo pelo sangue e pela linfa. Eles aderem, por exemplo, a células ou partes de células no corpo de um indivíduo para determinar se as células são boas ou ruins. Anticorpos que aderem a bactérias e vírus, que causam infecções, ajudam o corpo a destruir as bactérias e vírus, protegendo o corpo contra infecções. Certos tipos de anticorpos (chamados anticorpos monoclonais), produzidos em laboratório em vez do corpo, podem detectar células ruins no corpo, como células cancerígenas, e ajudar a destruí-las.
More infoRemédio antiviral
Um tipo de medicamento projetado para tratar infecções causadas por vírus.
More infoAsma
Uma condição pulmonar comum de longo prazo causada por inchaço (inflamação) das vias aéreas que causa dificuldade para respirar.
More infoDoença auto-imune
Um termo usado para descrever um grupo de doenças em que o sistema imunológico de um organismo ataca suas próprias células ou estruturas saudáveis do corpo por engano. As doenças autoimunes podem afetar diferentes partes do corpo, como o intestino (por exemplo, doença de Crohn e colite ulcerosa), as articulações (por exemplo, artrite reumatóide) ou a pele (por exemplo, psoríase).
More infoMelhor cuidado de suporte
Cuidados que visam aliviar os sintomas causados por doenças graves (por exemplo o cancro)
More infoTerapia/tratamento biológico
Uma terapia baseada em produtos de um organismo vivo e usada na prevenção, diagnóstico ou tratamento de câncer e outras doenças. Drogas biológicas incluem, por exemplo, anticorpos, interleucinas e vacinas
More infoBiopsy
A common surgical procedure that involves taking a small sample of cells or tissue so it can be examined under a microscope. The most common types of biopsies are incisional biopsies (where only a sample of tissue is removed), excisional biopsies (where an entire lump or suspicious area is removed) and needle biopsies (where a sample of tissue or fluid is removed with a needle).
More infoCegamento
Cegamento em um estudo clínico significa que os participantes de pesquisa envolvidos não sabem se receberam o novo medicamento que está sendo testado, ou um medicamento mais antigo que se sabe que funciona ou um placebo que não contém nenhum medicamento ativo. Isso torna mais fácil entender se uma nova droga funciona bem.
More infoTransplante de medula óssea
É um procedimento em que um paciente recebe células formadoras de sangue (chamadas células-tronco) para substituir suas próprias células-tronco que foram destruídas pela doença, ou por radiação ou altas doses de medicamentos anticancerígenos que são administrados como parte de seu tratamento. Um transplante de medula óssea pode ser autólogo (usando células-tronco do próprio paciente que foram coletadas da medula e salvas antes do tratamento), alogênico (usando células-tronco doadas por alguém que não é um gêmeo idêntico) ou singênico (usando células-tronco células doadas por um gêmeo idêntico).
More infoIgnorando o agente
Estes são medicamentos usados para hemofilia. Eles contornam (ou ignoram) os inibidores que impedem que outro medicamento funcione para ajudar o corpo a formar um coágulo sanguíneo normal.
More infoCancer
When people are healthy, cells grow and multiply at a steady controlled rate, which is necessary for bodies to work well (for example to heal after illness or injury). Sometimes a change, or alteration, to the DNA that gives instructions on how cells should behave can randomly happen when cells divide. These alterations (also called ‘mutations’) can cause cells to grow and multiply out of control, eventually forming a group of abnormal cancer cells known as a tumour.
More infoImunoterapia para o Câncer
Um tipo de terapia que estimula ou suprime o próprio sistema imunológico do corpo para combater as células cancerígenas.
More infoCâncer de localização primária desconhecida (CUP)
O termo usado quando o câncer é encontrado no corpo de um paciente, mas o local original (ou primário) em que o câncer começou não é conhecido. No momento do diagnóstico, se apresenta como metástase em diferentes locais do corpo.
More infoCUP
O termo usado quando o câncer é encontrado no corpo de um paciente, mas o local original (ou primário) em que o câncer começou não é conhecido. No momento do diagnóstico, o CUP se apresenta como metástase em diferentes locais do corpo.
More infoCápsula endoscópica
Um exame em que o paciente engole uma pequena cápsula que contém uma câmera e uma luz. Isso tira fotos do interior do intestino do paciente enquanto ela passa para o médico poder examinar.
More infoVetor
Uma pessoa individual que é capaz de transmitir uma alteração genética associada a uma doença, mas que pode ou não apresentar sintomas
More infoInibidores de checkpoint
Para detectar células no corpo que são ruins ou defeituosas, o sistema imunológico usa moléculas específicas (ou pontos de verificação) em algumas células imunes para iniciar o ataque às células ruins. As células cancerígenas às vezes encontram maneiras de usar esses pontos de verificação para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico. Os inibidores de checkpoint são medicamentos que impedem que as células cancerígenas se protejam.
More infoQuimioterapia
Drogas que impedem o crescimento do câncer, seja matando as células cancerígenas ou impedindo-as de se dividir.
More infoAmostragem de vilosidades coriônicas
Um teste feito durante a gravidez para retirar um pequeno número de células da placenta que conecta a mãe ao bebê no útero para testar as condições do bebê em crescimento.
More infocromossomo
Os genes são empacotados como cromossomos (uma longa cadeia de genes dobrados firmemente para caber em uma célula). Existem 23 pares de cromossomos em cada célula de um indivíduo sem nenhum distúrbio genético. Metade do par vem da mãe, a outra metade do pai.
More infoChronic
A term used to describe something that gets worse slowly and continues for a long period of time. It can describe a disease, or patients’ symptoms and signs. The opposite of chronic is acute.
More infodoenças metabólicas crônicas
Um termo que descreve a combinação de aumento da pressão arterial, alto nível de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal ao redor do abdômen e níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos, aumentando o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes. Estas condições são ao longo da vida e não podem ser curadas. No entanto, com um tratamento eficaz (por exemplo, tratamentos ou mudanças no estilo de vida), as pessoas podem continuar a viver uma vida plena.
More infoDoença pulmonar obstrutiva crônica
Termo que descreve um grupo de doenças pulmonares, incluindo enfisema (a destruição do tecido pulmonar que permite que as pessoas respirem), bronquite crônica (inflamação dos brônquios que transportam o ar de e para os pulmões) e asma refratária (não reversível). Estas condições são ao longo da vida.
More infoDPOC
Termo que descreve um grupo de doenças pulmonares, incluindo enfisema (a destruição do tecido pulmonar que permite que as pessoas respirem), bronquite crônica (inflamação dos brônquios que transportam o ar de e para os pulmões) e asma refratária (não reversível). Estas condições são ao longo da vida.
More infodoença respiratória crônica
Um termo que descreve todas as condições ao longo da vida que afetam os órgãos e tecidos que tornam possível a respiração e o transporte de oxigênio e outros gases pelo corpo.
More infoCirrhosis
Liver scarring that results from previous damage, such as from an infection or from drinking too much alcohol. This scarring can cause problems with the way the liver works and this can lead to further problems.
More infoClinical trial
Clinical trials are medical research studies that involve people. The aim of a clinical trial is to test new drugs to see how well they work in helping people feel better, or in helping a disease to improve or stop getting worse. Clinical trials also test whether new drugs are safe and if they have any side effects. If clinical trials show that the new drug works well and does not have too many side effects, the company can apply to official organisations in different countries to ask if the drug can be given to other people with the disease who are not in clinical trials
More infoDisfunção cognitiva
O comprometimento das funções intelectuais, como pensar, lembrar e raciocinar, pode ser subclínico ou ruim o suficiente para atrapalhar as atividades diárias
More infoCâncer colorretal
O cólon e o reto compõem o intestino grosso, que é a parte final do sistema intestinal (ou digestivo ou gastrointestinal). O câncer colorretal (também conhecido como câncer de intestino) é um termo amplo que significa câncer que se desenvolve no cólon ou no reto.
More infoCRC
O cólon e o reto compõem o intestino grosso, que é a parte final do sistema intestinal (ou digestivo ou gastrointestinal). O câncer colorretal (também conhecido como câncer de intestino) é um termo amplo que significa câncer que se desenvolve no cólon ou no reto
More infoColonoscopia
Uma técnica em que um tubo especial com uma câmera é inserido através do ânus de um paciente para visualizar o reto e o cólon para verificar se há algum crescimento incomum ou inflamação no intestino. Uma amostra (ou biópsia) de qualquer crescimento incomum também pode ser coletada para verificar se há algum sinal de câncer colorretal.
More infoCT
Also known as computerised tomography. A type of scan that uses X-rays and a computer to create detailed images of the inside of the body.
More infoCorticosteroids
A steroid hormone that can be made by the body or in a laboratory. Corticosteroids have many different effects in the body, and are used to treat many different conditions. They may be used as hormone replacement, to suppress the immune system, and to treat some side effects of cancer and its treatment.
More infoDoença de crohn
Uma doença intestinal autoimune que pode causar inflamação (inchaço, vermelhidão e dor) em qualquer parte do intestino, mas mais frequentemente em parte do intestino delgado chamada “íleo” ou no intestino grosso, também conhecido como cólon.
More infoFibrose cística
Uma condição causada por um gene danificado que afeta o movimento de sal e água para dentro e para fora das células. Isso, combinado com infecções repetidas, pode causar acúmulo de muco espesso e pegajoso nas vias aéreas do corpo. Isso afeta particularmente os pulmões e o sistema digestivo, causando uma ampla gama de complicações desafiadoras em todo o corpo.
More infoDNA ou ácido desoxirribonucléico
Também conhecido como ácido desoxirribonucléico. Instruções genéticas usadas no desenvolvimento, crescimento, funcionamento e reprodução de todos os organismos vivos conhecidos e muitos vírus.
More infoDiabetes melito
Um termo usado para descrever um grupo de distúrbios que fazem com que o açúcar no sangue de uma pessoa fique muito alto. Esta doença ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não usa a insulina da maneira que deveria.
More infoLinfoma difuso de grandes células B
O tipo mais comum de linfoma e o tipo mais comum de linfoma não Hodgkin agressivo, que se espalha rapidamente por todos os gânglios linfáticos.
More infoDLBCL
O tipo mais comum de linfoma e o tipo mais comum de linfoma não Hodgkin agressivo, que se espalha rapidamente por todos os gânglios linfáticos.
More infoDuplo-cego
O duplo-cego significa que tanto os pesquisadores que conduzem o ensaio clínico quanto as pessoas que participam do ensaio clínico não sabem qual medicamento uma pessoa está recebendo até o término do ensaio clínico.
More infoDegeneração macular relacionada à idade
A degeneração macular relacionada à idade é a forma mais comum de degeneração macular relacionada à idade, ocorrendo em cerca de nove em cada dez pacientes. É causada pelas camadas da mácula na parte de trás do olho que se tornam cada vez mais finas à medida que as células velhas morrem sem serem substituídas pelo corpo. Isso faz com que a mácula pare gradualmente de funcionar adequadamente, com perda lenta da visão no centro do olho.
More infoEndoscopia
Inserção de um tubo fino com uma câmera, seja pela boca (para visualizar o esôfago e estômago) ou pelo ânus (para visualizar o reto e o cólon).
More infoEGFR
Também conhecido como receptor do fator de crescimento epidérmico. A proteína encontrada na superfície de algumas células. Quando o fator de crescimento epidérmico se liga ao EGFR, as células se dividem, criando novas células. Uma alteração no gene EGFR pode levar ao câncer.
More infoProgesterone receptor
The estrogen and progesterone receptors are proteins found on the cells of the female reproductive tissue, some other types of tissue, and some cancer cells. The sex hormones estrogen and progesterone will bind to the receptors and can cause the cells to grow. When cancers have estrogen receptors they are called ‘ER-positive’ or ‘ER+’. When cancers have progesterone receptors they are called ‘PR-positive’ or ‘PR+’. Checking the amount of estrogen or progesterone receptors on some types of cancer cells may help to plan treatment.
More infoReceptor de estrogênio
Os receptores de estrogênio e progesterona são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, alguns outros tipos de tecido e algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais estrogênio e progesterona se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de “ER-positivos” ou “ER+”. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de ‘PR-positivo’ ou ‘PR+’. Verificar a quantidade de receptores de estrogênio ou progesterona em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoER positivo
Os receptores de estrogênio e progesterona são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, alguns outros tipos de tecido e algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais estrogênio e progesterona se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de “ER-positivos” ou “ER+”. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de ‘PR-positivo’ ou ‘PR+’. Verificar a quantidade de receptores de estrogênio ou progesterona em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoER+
Os receptores de estrogênio e progesterona são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, alguns outros tipos de tecido e algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais estrogênio e progesterona se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de “ER-positivos” ou “ER+”. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de ‘PR-positivo’ ou ‘PR+’. Verificar a quantidade de receptores de estrogênio ou progesterona em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoPR-positivo
Os receptores de estrogênio e progesterona são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, alguns outros tipos de tecido e algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais estrogênio e progesterona se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de “ER-positivos” ou “ER+”. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de ‘PR-positivo’ ou ‘PR+’. Verificar a quantidade de receptores de estrogênio ou progesterona em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoRP+
Os receptores de estrogênio e progesterona são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, alguns outros tipos de tecido e algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais estrogênio e progesterona se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de “ER-positivos” ou “ER+”. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de ‘PR-positivo’ ou ‘PR+’. Verificar a quantidade de receptores de estrogênio ou progesterona em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoAgência Europeia de Medicamentos
Agência da União Europeia cujo papel é proteger e promover a saúde pública, supervisionando o uso de medicamentos nos estados membros da União Europeia. Os comitês científicos da EMA revisam as evidências dos ensaios clínicos e fazem uma recomendação sobre se um medicamento deve ser disponibilizado para o tratamento de uma determinada doença. A decisão é baseada em vários fatores, incluindo quão bem o medicamento funciona e quão seguro é o medicamento.
More infoEMA
Agência da União Europeia cujo papel é proteger e promover a saúde pública, supervisionando o uso de medicamentos nos estados membros da União Europeia. Os comitês científicos da EMA revisam as evidências dos ensaios clínicos e fazem uma recomendação sobre se um medicamento deve ser disponibilizado para o tratamento de uma determinada doença. A decisão é baseada em vários fatores, incluindo quão bem o medicamento funciona e quão seguro é o medicamento.
More infoDoença extranodal
Quando os linfócitos cancerígenos (glóbulos brancos) viajam para outros locais do corpo além dos gânglios linfáticos (por exemplo, pulmões, fígado, sangue, medula óssea, rins, cérebro e medula espinhal).
More infoFator 8/9
Também conhecido como fator VIII/IX. A hemofilia é causada por uma alteração (um defeito ou mudança) nos genes de uma pessoa. Pessoas com hemofilia A têm um defeito em um gene chamado fator 8 e pessoas com hemofilia B têm um defeito em um gene chamado fator 9. Em ambos os casos, o gene afetado está ausente ou não funciona.
More infoAdministração de Alimentos e Medicamentos
Agência dos EUA cujo papel é proteger e promover a saúde pública nos EUA. A FDA decide se as evidências de ensaios clínicos mostraram que um novo medicamento funciona bem o suficiente e é seguro o suficiente para ser aprovado para uso no tratamento de uma doença específica
More infoFDA
Agência dos EUA cujo papel é proteger e promover a saúde pública nos EUA. A FDA decide se a evidência de ensaios clínicos mostrou que um novo medicamento funciona bem o suficiente e é seguro o suficiente para ser aprovado para uso no tratamento de uma doença específica.
More infoFibrina
Uma proteína que forma uma malha pegajosa nos vasos sanguíneos feridos para criar um coágulo e parar o sangramento, semelhante a um curativo colocado sobre uma ferida.
More infoFístulas
Canais ou passagens anormais que se formam de um órgão interno para outro ou para a superfície externa do corpo. Eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no sistema digestivo
More infolinfoma folicular
O tipo mais comum de linfoma não Hodgkin de baixo grau (crescimento lento) e o segundo tipo mais comum de linfoma. O linfoma folicular geralmente começa nos gânglios linfáticos, mas pode se espalhar por todo o corpo.
More infoGene
Os genes são as instruções de como construir todos os organismos vivos conhecidos, desde bactérias até seres humanos. Eles são pedaços de DNA herdados dos pais e contêm todas as informações necessárias para tornar as pessoas quem elas são – da cor dos olhos de alguém ao seu tipo sanguíneo.
More infoportador genético
Uma pessoa que é capaz de transmitir uma alteração genética associada a uma doença, mas que pode ou não apresentar sintomas de doença
More infoGenética
A maneira como as características dos organismos vivos (da cor dos olhos de alguém ao seu tipo sanguíneo) são passadas de pais para filhos.
More infoPerfil genômico
Isso fornece informações sobre genes específicos, incluindo como eles são diferentes de uma pessoa para outra em um determinado tipo de doença. Um perfil genômico pode ser usado para ajudar a diagnosticar uma doença ou para saber como a doença pode piorar sem tratamentos ou melhorar com tratamentos diferentes.
More infoGlicocorticóides
Um tipo de medicamento corticosteroide usado para tratar uma variedade de doenças causadas por inflamação, incluindo artrite reumatóide, suprimindo o sistema imunológico do corpo.
More infoCarcinoma hepatocelular
O tipo mais comum de câncer de fígado. O CHC começa quando ocorrem alterações (defeitos ou alterações) no DNA dos hepatócitos (células especializadas do fígado). Essas alterações afetam as instruções do DNA e podem levar ao crescimento celular descontrolado e, eventualmente, à formação de um tumor.
More infoCHC
O tipo mais comum de câncer de fígado. O CHC começa quando ocorrem alterações (defeitos ou alterações) no DNA dos hepatócitos (células especializadas do fígado). Essas alterações afetam as instruções do DNA e podem levar ao crescimento celular descontrolado e, eventualmente, à formação de um tumor.
More infoHepatite
Um termo que descreve a inflamação do fígado. Geralmente é o resultado de danos no fígado causados por uma infecção viral ou pelo consumo excessivo de álcool.
More infoVírus da hepatite
Existem três tipos de vírus da hepatite denominados A, B e C. A infecção prolongada com hepatite B ou C pode causar cirrose hepática (uma cicatrização dos tecidos que pode causar problemas no funcionamento do fígado).
More infoHER2
Também conhecido como receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano. HER2 é uma proteína envolvida no crescimento celular normal. Pode ser produzido em quantidades maiores do que o normal por alguns tipos de células cancerígenas, incluindo câncer de mama, e fazer com que as células cancerígenas cresçam mais rapidamente. Quando os cânceres têm mais HER2 do que o normal, eles são chamados de ‘HER2-positivo’ ou ‘HER2+’. Verificar a quantidade de HER2 em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoHER2+
Também conhecido como receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano. HER2 é uma proteína envolvida no crescimento celular normal. Pode ser produzido em quantidades maiores do que o normal por alguns tipos de células cancerígenas, incluindo câncer de mama, e fazer com que as células cancerígenas cresçam mais rapidamente. Quando os cânceres têm mais HER2 do que o normal, eles são chamados de ‘HER2-positivo’ ou ‘HER2+’. Verificar a quantidade de HER2 em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoHER2-positivo
Também conhecido como receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano. HER2 é uma proteína envolvida no crescimento celular normal. Pode ser produzido em quantidades maiores do que o normal por alguns tipos de células cancerígenas, incluindo câncer de mama, e fazer com que as células cancerígenas cresçam mais rapidamente. Quando os cânceres têm mais HER2 do que o normal, eles são chamados de ‘HER2-positivo’ ou ‘HER2+’. Verificar a quantidade de HER2 em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento.
More infoTratamento hormonal
Um tratamento que usa medicamentos para bloquear ou diminuir a quantidade de hormônios no corpo para retardar ou interromper o crescimento do câncer.
More infoHIV
Also known as human immunodeficiency virus. A virus that damages the cells in a person’s immune system and weakens their ability to fight everyday infections and disease.
More infoCélulas imunes
Glóbulos brancos que protegem o corpo de substâncias, células e vírus estranhos (ou nocivos), criando uma resposta imune.
More infoIndução de tolerância imunológica
Um método em que o medicamento é administrado regularmente durante um período de tempo até que o corpo seja treinado para reconhecer o produto de tratamento sem reagir (sem formar uma resposta imune) a ele.
More infoEstudos iniciados pelo investigador
Os Estudos Iniciados pelo Investigador (IIS) são ensaios clínicos projetados e executados por pesquisadores que não trabalham para uma empresa farmacêutica. Nesses ensaios, uma empresa farmacêutica como a Roche pode ser uma colaboradora de apoio.
More infoITI
Um método em que o medicamento é administrado regularmente durante um período de tempo até que o corpo seja treinado para reconhecer o produto de tratamento sem reagir (sem formar uma resposta imune) a ele.
More infoSistema imunológico
O processo que protege o corpo de substâncias estranhas (ou nocivas), células e vírus, criando glóbulos brancos para combater as células ruins detectadas.
More infoImunossupressão
Uma supressão parcial ou completa do sistema imunológico que pode deixar uma pessoa em alto risco de infecção, que pode ser menos capaz de combater.
More infoImunoterapia
A imunoterapia usa substâncias produzidas naturalmente pelo corpo ou produzidas pelo homem em laboratório para estimular o sistema imunológico a fim de interromper ou retardar o crescimento das células cancerígenas.
More infoImplante
Um termo usado para descrever um dispositivo que é inserido cirurgicamente no corpo para administrar um medicamento, substituir uma parte do corpo danificada ou ausente ou para monitorar/medir o que está acontecendo no corpo.
More infoDoença inflamatória intestinal
Uma condição que causa inflamação do sistema digestivo. A inflamação é a reação do corpo a uma lesão, infecção ou irritação e pode causar vermelhidão, inchaço e dor. Existem dois tipos comuns de DII, que são chamados de doença de Crohn e colite ulcerosa. Embora possam ter os mesmos sintomas, eles podem afetar diferentes partes do sistema digestivo.
More infoDII
Uma condição que causa inflamação do sistema digestivo. A inflamação é a reação do corpo a uma lesão, infecção ou irritação e pode causar vermelhidão, inchaço e dor. Existem dois tipos comuns de DII, que são chamados de doença de Crohn e colite ulcerosa. Embora possam ter os mesmos sintomas, eles podem afetar diferentes partes do sistema digestivo.
More infoInfluenza
A gripe é uma infecção relativamente comum das vias aéreas que causa febre, dores intensas e sintomas semelhantes aos do resfriado, uma sensação geral de fraqueza e dor nos músculos e, muitas vezes, dores de cabeça. É causada pelo vírus influenza.
More infoGripe
A gripe é uma infecção relativamente comum das vias respiratórias que causa febre, dores intensas e sintomas de resfriado, uma sensação geral de fraqueza e dor nos músculos e, muitas vezes, dores de cabeça. É causada pelo vírus influenza.
More infoVírus influenza
O vírus altamente infeccioso responsável por causar a gripe. Existem três tipos de vírus influenza conhecidos como tipo A, B e C
More infoInfusão intravenosa
Uma infusão intravenosa é onde o medicamento é administrado diretamente na corrente sanguínea ao longo do tempo de maneira controlada e constante. Isso geralmente é feito em uma clínica, pois envolve um tubo de plástico inserido em uma veia para que a quantidade e a velocidade do medicamento possam ser cuidadosamente controladas por um profissional de saúde durante um período de tempo
More infoCarcinoma de grandes células
Células cancerígenas que são grandes e redondas com grandes núcleos (a parte da célula que contém toda a sua informação genética)
More infoSistema linfático
Os tecidos e órgãos que produzem, armazenam e transportam glóbulos brancos que combatem infecções e outras doenças. Este sistema inclui a medula óssea, baço, timo, gânglios linfáticos e vasos linfáticos (uma rede de tubos finos que transportam linfa e glóbulos brancos).
More infoLinfócito
Os linfócitos ajudam a proteger o corpo contra infecções. Eles viajam continuamente pelo corpo através de uma rede conhecida como sistema linfático, que inclui a medula óssea, baço, timo, gânglios linfáticos e vasos linfáticos (uma rede de tubos finos que transportam linfa e glóbulos brancos).
More infoMácula
A mácula é uma área na parte de trás do olho, perto do centro da retina, que é a parte do olho que tem a melhor visão
More infoCâncer metastático
O câncer metastático é um tumor que se espalhou de onde originalmente começou para outro órgão ou tecido (por exemplo, células de câncer de mama que se movem para o osso).
More infoTratamento com anticorpos monoclonais
Os anticorpos são criados por células do sistema imunológico e são transportados pelo corpo pelo sangue. Eles aderem a células ou partes de células no corpo de um indivíduo para descobrir se as células são boas ou ruins. Anticorpos que aderem a bactérias e vírus ruins, que causam infecções, ajudam o corpo a destruir as bactérias e vírus, protegendo o corpo contra a infecção. Certos tipos de anticorpos (chamados anticorpos monoclonais), produzidos em laboratório em vez do corpo, podem detectar outras células ruins no corpo, como células cancerígenas, e ajudar a destruí-las.
More infoMRI
Também conhecida como ressonância magnética. Um tipo de varredura que usa campos magnéticos fortes e ondas de rádio conectadas a um computador para produzir imagens detalhadas do interior do corpo.
More infoinibidor mTOR
Um medicamento que bloqueia o mTOR, que pode causar a morte das células cancerígenas.
More infoEsclerose múltipla
Uma doença que afeta o sistema nervoso central de um paciente (cérebro e medula espinhal), que pode eventualmente levar à incapacidade
More infoMutação, mais universalmente referida como uma alteração
Uma mudança repentina ou herdada no padrão de DNA que compõe um gene, de modo que o gene seja diferente do que é encontrado em células saudáveis de humanos ou animais, ou qualquer outro organismo vivo. Uma alteração pode induzir o câncer
More infoMielina
Uma substância que envolve as fibras nervosas, isolando-as como fios elétricos, de modo que os sinais elétricos passem por eles facilmente.
More infoTerapia/tratamento neoadjuvante
Tratamento administrado antes da cirurgia para encolher um tumorz
More infoDegeneração macular relacionada à idade neovascular
Uma forma de degeneração macular relacionada à idade que pode fazer com que o paciente perca a visão muito rapidamente, às vezes em algumas semanas. Isso é causado por vasos sanguíneos não saudáveis crescendo sob a mácula (parte da retina na parte posterior do olho) onde normalmente não cresceriam. Os novos vasos insalubres podem causar inchaço e sangramento sob a mácula, causando cicatrizes e perda de visão
More infoDegeneração macular relacionada à idade molhada
Uma forma de degeneração macular relacionada à idade que pode fazer com que o paciente perca a visão muito rapidamente, às vezes em algumas semanas. Isso é causado por vasos sanguíneos não saudáveis crescendo sob a mácula (parte da retina na parte posterior do olho) onde normalmente não cresceriam. Os novos vasos insalubres podem causar inchaço e sangramento sob a mácula, causando cicatrizes e perda de visão
More infoDistúrbios neuromusculares
Um termo usado para descrever um grupo de distúrbios que afetam o funcionamento dos músculos.
More infoCâncer de pulmão de células não pequenas
O tipo mais comum de câncer de pulmão. Existem três tipos principais de NSCLC (adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células grandes), que são determinados pela forma como as células tumorais aparecem quando observadas ao microscópio.
More infoNSCLC
O tipo mais comum de câncer de pulmão. Existem três tipos principais de NSCLC (adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células grandes), que são determinados pela forma como as células tumorais aparecem quando observadas ao microscópio.
More infoLinfoma não-Hodgkin
Um tipo de câncer que começa nos glóbulos brancos chamados linfócitos, que ajudam a proteger o corpo contra infecções. Os linfócitos tornam-se anormais e são incapazes de combater infecções. Os linfócitos anormais tendem a se acumular nos gânglios linfáticos e no baço, fazendo com que inchem e formem tumores cancerígenos
More infoNHL
Um tipo de câncer que começa nos glóbulos brancos chamados linfócitos, que ajudam a proteger o corpo contra infecções. Os linfócitos tornam-se anormais e são incapazes de combater infecções. Os linfócitos anormais tendem a se acumular nos gânglios linfáticos e no baço, fazendo com que inchem e formem tumores cancerígeno
More infoAnti-inflamatório não esteróide
Um medicamento anti-inflamatório usado para reduzir o inchaço (inflamação).
More infoTomografia de coerência óptica
Uma varredura que usa luz e um computador para fornecer uma imagem transversal da retina.
More infoOsteoporose
Uma condição que é mais comum em mulheres mais velhas, onde os ossos se tornam cada vez mais fracos e frágeis, levando-os a desmoronar e quebrar
More infoPancolite
Uma forma grave de colite ulcerosa que se espalhou por todo o intestino grosso/intestino.
More infoPlacebo
Um placebo é usado em ensaios clínicos para ajudar os pesquisadores a entender se o novo medicamento funciona bem. Ele não contém nenhum medicamento ativo, mas tem a mesma aparência e é administrado da mesma forma que o novo medicamento de teste.
More infoQuimioterapia dupla de platina
Uma combinação de duas drogas que matam o câncer que contêm platina, que são administradas juntas e usadas para tratar certas formas de câncer de pulmão
More infoPneumonia
Uma infecção dos pulmões causada por uma variedade de microorganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos, que produz inchaço dos alvéolos em um ou ambos os pulmões. Os alvéolos podem se encher de líquido ou pus, causando tosse, febre, calafrios e dificuldade para respirar
More infoReceptor de progesterona
Os receptores de progesterona e estrogênio são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, em alguns outros tipos de tecido e em algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais progesterona e estrogênio se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de 'PR-positivo' ou 'PR+'. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de 'ER-positivo' ou 'ER+'. Verificar a quantidade de receptores de progesterona ou estrogênio em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento
More infoPR-positivo
Os receptores de progesterona e estrogênio são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, em alguns outros tipos de tecido e em algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais progesterona e estrogênio se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de 'PR-positivo' ou 'PR+'. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de 'ER-positivo' ou 'ER+'. Verificar a quantidade de receptores de progesterona ou estrogênio em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento
More infoRP+
Os receptores de progesterona e estrogênio são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, em alguns outros tipos de tecido e em algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais progesterona e estrogênio se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de 'PR-positivo' ou 'PR+'. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de 'ER-positivo' ou 'ER+'. Verificar a quantidade de receptores de progesterona ou estrogênio em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento
More infoReceptor de estrogênio
Os receptores de progesterona e estrogênio são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, em alguns outros tipos de tecido e em algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais progesterona e estrogênio se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de 'PR-positivo' ou 'PR+'. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de 'ER-positivo' ou 'ER+'. Verificar a quantidade de receptores de progesterona ou estrogênio em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento
More infoER+
Os receptores de progesterona e estrogênio são proteínas encontradas nas células do tecido reprodutivo feminino, em alguns outros tipos de tecido e em algumas células cancerígenas. Os hormônios sexuais progesterona e estrogênio se ligam aos receptores e podem fazer com que as células cresçam. Quando os cânceres têm receptores de progesterona, eles são chamados de 'PR-positivo' ou 'PR+'. Quando os cânceres têm receptores de estrogênio, eles são chamados de 'ER-positivo' ou 'ER+'. Verificar a quantidade de receptores de progesterona ou estrogênio em alguns tipos de células cancerígenas pode ajudar a planejar o tratamento
More infoER-positive
The progesterone and estrogen receptors are proteins found on the cells of the female reproductive tissue, some other types of tissue, and some cancer cells. The sex hormones progesterone and estrogen will bind to the receptors and can cause the cells to grow. When cancers have progesterone receptors they are called ‘PR-positive’ or ‘PR+’. When cancers have estrogen receptors they are called ‘ER-positive’ or ‘ER+’. Checking the amount of progesterone or estrogen receptors on some types of cancer cells may help to plan treatment
More infoProphylactic treatment
A treatment to protect a person from a disease (or the symptoms) they have, or may be exposed to. For example, prophylactic treatment can be given to patients with haemophilia (who are at risk of severe bleeds) to prevent their bleeds before they happen.
More infoProtein
A long chain of very small molecules called amino acids that are organised into both simple and complex structures, and form almost everything in a living organism, from hair and skin to enzymes and antibodies.
More infoRadiotherapy
A treatment where the body is exposed to radiation to damage cancer cells and ultimately kill them.
More infoRandomizado
Um método em ensaios clínicos que usa o acaso (como jogar uma moeda) para dividir um grupo de pacientes em dois ou mais grupos menores. Os pacientes nos diferentes grupos recebem medicamentos diferentes para que um possa ser comparado com o outro.
More infoDNA recombinante
Uma forma de DNA artificial que é criada quando pedaços de DNA de diferentes fontes são unidos
More infoRemissão
Quando os sinais e sintomas de câncer ou outras doenças desaparecem. Uma remissão pode ser temporária ou permanente
More infoCarcinoma de Células Renais
O tipo mais comum de câncer renal. Cerca de nove em cada dez cânceres renais são RCC
More infoArtrite reumatoide
Uma doença inflamatória das articulações do corpo, que causa inchaço doloroso.
More infoDistúrbio convulsivo
Uma condição em que uma pessoa tem ataques múltiplos causando convulsões, espasmos musculares e, às vezes, perda de consciência.
More infoCâncer de pulmão de pequenas células
Um tipo de câncer de pulmão. O tipo de câncer de pulmão é determinado pela forma como as células tumorais aparecem quando examinadas ao microscópio.
More infoAnemia falciforme
Uma condição em que os glóbulos vermelhos de uma pessoa não duram tanto quanto os glóbulos vermelhos normais. As células ficam presas nos vasos sanguíneos devido a uma forma anormal de "foice", resultando em uma redução no número de células sanguíneas. Esta é uma condição séria e vitalícia em que os glóbulos vermelhos não conseguem transportar oxigênio suficiente pelo corpo.
More infoEfeitos colaterais
Um efeito indesejado de um medicamento ou tratamento médico. Por exemplo, algumas quimioterapias podem causar queda de cabelo.
More infoSangramento espontâneo
Sangramento que ocorre em alguém que não sofreu nenhum dano ou trauma em seu corpo porque tem um distúrbio que interrompe a coagulação do sangue quando deveria.
More infoCarcinoma de células escamosas
Um câncer que começa nas células planas que cobrem a superfície das vias aéreas dos pulmões
More infoTransplante de células-tronco
Um procedimento em que um paciente recebe células formadoras de sangue saudáveis (chamadas células-tronco) para substituir suas próprias células-tronco que foram destruídas pela doença ou pela radiação ou altas doses de medicamentos anticancerígenos administrados como parte do tratamento. Um transplante de medula óssea pode ser autólogo (usando células-tronco do próprio paciente que foram coletadas da medula e salvas antes do tratamento), alogênico (usando células-tronco doadas por alguém que não é um gêmeo idêntico) ou singênico (usando células-tronco células doadas por um gêmeo idêntico).
More infoRestrições
Áreas do intestino que se estreitaram devido ao crescimento de tecido cicatricial devido à inflamação repetida (inchaço) e cicatrização.
More infoTerapia direcionada
Um tipo de tratamento que usa drogas para encontrar e atacar tipos específicos de células cancerígenas com menos danos às células normais. Algumas terapias direcionadas bloqueiam a ação de certas moléculas envolvidas no crescimento e disseminação de células cancerígenas. Outros tipos de terapias direcionadas ajudam o sistema imunológico a matar as células cancerígenas ou a fornecer substâncias tóxicas diretamente às células cancerígenas para matá-las. A terapia direcionada pode ter menos efeitos colaterais do que outros tipos de tratamento contra o cânce
More infoEstadiamento TNM
Um sistema de classificação de tumores. Estes referem-se ao tamanho do tumor (T), se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos próximos (N) e se o câncer se espalhou (ou metástase) para outras partes do corpo (M).
More infoCâncer de mama triplo negativo
Um tipo de câncer em que as células tumorais não possuem receptores para os hormônios estrogênio e progesterona ou para a proteína HER2. Este tipo de câncer não pode ser tratado com tratamento hormonal padrão ou tratamento direcionado. Os pacientes geralmente receberiam cirurgia ou quimioterapia.
More infoTNBC
Um tipo de câncer em que as células tumorais não possuem receptores para os hormônios estrogênio e progesterona ou para a proteína HER2. Este tipo de câncer não pode ser tratado com tratamento hormonal padrão ou tratamento direcionado. Os pacientes geralmente receberiam cirurgia ou quimioterapia.
More infoVacina trivalente
Uma vacina que contém três tipos de cepas de vírus mortos e inativados que não podem causar infecção.
More infoTirosina quinase
As tirosina quinases fazem parte de muitas funções celulares, incluindo crescimento e divisão celular. Eles podem ser muito ativos ou níveis elevados podem ser encontrados em alguns tipos de células cancerígenas, portanto, bloqueá-los pode ajudar a impedir que as células cancerígenas cresçam.
More infoInibidores de tirosina quinase
Essas drogas bloqueiam as tirosina quinases, que fazem parte do processo de comunicação específico que controla as atividades básicas das células que podem causar o crescimento descontrolado do câncer.
More infoColite ulcerativa
Uma condição que causa inflamação no revestimento interno do reto e do cólon inferior. Além da inflamação, os pacientes com colite ulcerosa também podem desenvolver úlceras no revestimento do cólon que podem sangrar e produzir muco, resultando em diarreia (fezes ou evacuações moles frequentes) e sangramento do reto.
More infoVacinação
Uma injeção que inclui um vírus inativo, ou uma pequena parte de um vírus ativo, que não pode causar infecção por si só em uma pessoa normal. A injeção ajuda o corpo a identificar o vírus como “ruim”, então, se o corpo for atacado pelo vírus real no futuro, ele poderá se proteger contra o vírus e a doença.
More infoVEGF
Também conhecidos como inibidores do fator de crescimento endotelial vascular. O VEGF é uma proteína envolvida na criação de novos vasos sanguíneos, e o tratamento com inibidores do VEGF impede o crescimento de novos vasos sanguíneos indesejados.
More infoDuração da avaliação
A duração do teste é calculada como a duração total do teste, desde a data de início (estimada/real) até a data final (estimada/real) de CT.gov. O período de tempo em que o paciente está participando do estudo pode ser mais curto.
More Info